segunda-feira, 20 de maio de 2013

Curso de gestão e planejamento irá preparar em São Paulo novos coordenadores municipais de DST/aids no estado


O Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo realizará de 20 a 24 de maio, das 8 às 17h30, no Hotel San Raphael (Lgo Arouche, 150, Centro, São Paulo), o I Módulo do Curso de Gestão e Planejamento em DST/Aids para os novos coordenadores municipais e representantes da sociedade civil organizada . O curso foi planejado em formato de oficina teórico-prática, com dois módulos de 40 horas de duração cada, para 60 pessoas, divididas em duas turmas.

Com a eleição de novos prefeitos nos municípios paulistas em 2012, houve a nomeação de novos coordenadores de DST/Aids, que por muitas vezes chegam ao cargo sem conhecimentos prévios da Política de DST/Aids do estado e do País.

“O curso é importante para subsidiar o processo de gestão e planejamento local”, declara Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual. “A qualificação profissional dos coordenadores municipais de DST/Aids, por meio de conhecimentos e habilidades em Gestão, Planejamento, Monitoramento e Avaliação, é fundamental para a qualidade da gestão dos serviços de DST/aids”, enfatiza.

Para gerente da Área de Planejamento do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids do estado, Vilma Cervantes, a atividade certamente contribuirá para a reflexão crítica dos principais desafios da Política de DST/Aids e à implementação do Plano Estratégico e das Programações Anuais de Metas dos municípios. “A oficina além de subsidiar a construção de estratégias e metas para o enfrentamento dos problemas prioorganizações da sociedade civil, visando o fomento do controle social na formulação e acompanhamento das políticas públicas”, ressalta.

No módulo I serão abordados os seguintes temas: SUS e Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde, Marcos Legais do SUS, Política Pública em DST/Aids, Conceito de Redes. Além de Planejamento em Saúde, Conceitos básicos do Planejamento em Saúde, Conceitos básicos de Epidemiologia e Informação em Saúde, Elaboração de Planejamento Estratégico e Programações Anuais, Monitoramento e Avaliação, Articulação com a Sociedade Civil e Participação dos movimentos sociais na construção e manutenção das Políticas de DST/Aids.

O Módulo II, a ser realizado de 17 a 21 de junho, também em São Paulo, contará com o seguinte conteúdo: Conceitos de Campo e Núcleo, Conceito de Vulnerabilidade, QUALIAIDS como ferramenta de gestão, Modalidades assistenciais em DST/ Aids – Papel dos serviços, formalização, Qualidade da assistência,Prevenção Secundária, Prevenção em serviço e serviços de prevenção, Ampliação de diagnóstico de HIV e implantação de teste rápido, Logística de Insumos de prevenção, Estratégias de prevenção, Política de Assistência farmacêutica, Estratégias de Comunicação em DST/Aids, Elaboração de materiais educativos.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário