segunda-feira, 20 de maio de 2013

1ª Mostra de Cinema de Dversidade Sexual da APOLGBT-SP


EVENTO GRATUITO

A Mostra de Cinema de Dversidade Sexual da APOLGBT-SP tem como objetivo, ser um espaço de visibilização do retrato dos cotidianos da População LGBT, procurando estabelecer convenções a respeito da diversidade sexual.
Escolhemos a SÉTIMA ARTE, pois acreditamos que através do cinema podemos conseguir um facilitador da reflexão, do questionamento e do amadurecimento, quebrando paradigmas mantidos por movimentos fundamentalistas.
A singularidade do cinema, em poder vivenciar emoções e sentimentos, é sem dúvida uma outra forma de militância envolvendo a afetividade e humanização.

CRONOGRAMA (Veja Release dos filmes ao final)

* DIA 20/05 - às 19h
Local: B.I.J. Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque

Filmes: Curtas Metragens
-EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO (BR)
-TUNEL RUSSO (BR)
-TREZE MINUTOS OU PERTO DISSO (EUA)
-PAGINAS DE MENINA (BR)

* DIA 21/05 - às 19h - Local: Rua Asdrubal do Nascimento, 226 - Bela Vista (Auditório do Diretório do PT)

Filmes:
-LATTER DAYS (EUA) - Longa Metragem
-CAFÉ COM LEITE (BR) - Curta Metragem
-PALAVRAS NO ARMÁRIO (BR) - Documentário

* DIA 22/05 - às 19h - Local: Rua Asdrubal do Nascimento, 226 - Bela Vista (Auditório do Diretório do PT)

Filmes: Longas Metragens
-PATRIC 1.5 (SE)
-COMO ESQUECER (BR)

* DIA 23/05 - às 19h - Local: Rua Sete de Abril, 356 - 1º andar (Galeria Itapetininga / Espaço Paula Salgado)

Filmes: Longas Metragens
-A LOVE TO HIDE (FR)
-ORAÇÕES PARA BOBBY (EUA)

* DIA 24/05 - às 19h - Local: Rua Doutor Vila Nova, 228 – Vila Buarque (Auditório Nobre do SENAC Consolação)

Filme: Documentário
-DESTRAVE-SE (BR) - Haverá debate ao final.

RELEASE DOS FILMES:

EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO (Brasil) - A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.

TUNEL RUSSO (Brasil) – Filme retrata o abuso do poder por parte da policia, Um gay é detido na rua por policiais por estarem se beijando e são submetidos a vários abusos e ofensas culminando em tragédia.

TREZE MINUTOS OU PERTO DISSO (Estados Unidos) – é um curta metragem sobre dois caras não-gays que ficam juntos por uma noite e tem um envolvimento afetivo e sexual e percebem que gostaram da experiência.

PAGINAS DE MENINA (Brasil – Curta - Metragem) Tudo se passa no ano de 1955. Ingrid arruma um emprego na Livraria Machado de Assis e encontra Sílvia, uma mulher bonita que está na cidade por um tempo. Sua primeira afeição intelectual se torna emocional. Direção: Monica Palazzo - Elenco: Vera Zimmermann, Tieza Tissi, Gilsamara Moura

LATTER DAYS (EUA) - Elder Davis é um missionário mórmom muito confuso com sua sexualidade. Já Cristian, é muito bem resolvido. Cristian começa uma amizade que termina em paixão, quando são descobertos, Elder é expulso da igreja e mandado de volta para casa e passa por muitas humilhações e violências.

CAFÉ COM LEITE (Brasil – Curta - Metragem) - Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre vídeo-games e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos. Direção: Daniel Ribeiro – Elenco: Daniel Tavares, Diego Torraca, Eduardo Melo.

PALAVRAS NO ARMÁRIO (Documentário Brasileiro) Entrevistas com escritores de temática LGBT, que compartilham suas experiências, dificuldades e dilemas de se fazer uma literatura direcionada a essa temática.

PATRIC 1.5 (Suécia) - Um casal gay sueco tenta adotar um filho. Depois de muitas dificuldades eles recebem a notícia de que foram aprovados. Só que ao invés de uma criança de um ano e meio, quem chega à casa deles é Patrik, um adolescente de 15 anos homofóbico e delinquente.

COMO ESQUECER (Brasil) - Júlia (Ana Paula Arósio) é professora de literatura inglesa e não se conforma de ter sido abandonada por sua companheira Antônia depois de 10 anos de relacionamento. Agora, de mal com a vida, ela luta para enfrentar os fantasmas das recordações e para isso vai contar com o apoio do amigo Hugo (Murilo Rosa), um gay viúvo, com quem irá dividir um novo lar e tentar aprender que a vida segue em frente e os sentimentos perduram.

A LOVE TO HIDE (França) O filme tem inicio na primavera de 1942, em Paris. Jean e Philippe vivem um romance em tempos de guerra. Eles ajudam Sara que é Judia e teve a família assassinada. O irmão de Jean no intuito de conquistar Sara acaba envolvendo o irmão em uma emboscada e ele é acusado de manter um romance com um oficial alemão, Jean é levado a um campo de concentração e lá vive várias atrocidades e tem seu cérebro lobotomizado, uma prática feita nos “triângulos rosas” (os homossexuais), na época, no intuito de curá-los.

ORAÇÕES PARA BOBBY (Estados Unidos) - Mary (Sigourney Weaver) é uma cristã devota que segue à risca as doutrinas de sua igreja, o presbiterianismo. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser homossexual, ela passa a submetê-lo a terapias e ritos religiosos com o intuito de “curá-lo”. No entanto, Bobby não suporta a pressão e se atira de uma ponte, encerrando sua vida, cometendo suicídio aos vinte anos de idade. Depois desse fato, Mary descobre um diário de Bobby e passa a entender de fato o que se passava na mente dele. Também buscando respostas na religião, Mary passa a interpretar de outra forma os textos bíblicos, entendendo que a homossexualidade não é condenável, tornando-se uma ativista dos direitos dos homossexuais.

DESTRAVE-SE, documentário sobre transexualidade com foco em três pessoas transexuais, retratando basicamente o contraponto entre identidade de gênero e orientação sexual. Haverá uma mesa de debates ao final da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário