sábado, 21 de julho de 2012

Não sou intenção de voto superficial", diz Russomanno sobre Datafolha



O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, disse apostar que sua trajetória de alta nas pesquisas vai continuar e que não é "uma intenção de voto superficial". 
"Sempre acham que vou cair, que [o cenário] vai mudar. Não sou intenção de voto superficial", disse Russomanno, que afirmou estar "feliz" com o resultado da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (21). Segundo o instituto, Russomanno tem 26% das itenções de voto na capital e está tecnicamente empatado com o candidato José Serra, do PSDB, que tem 30%.
Na pesquisa anterior, do dia 27 de junho, Russomanno tinha 24% das intenções de voto. Desde janeiro, o candidato cresceu nove pontos percentuais.

O candidato do PRB atribui seu desempenho aos "22 anos de trabalho" como defensor dos direitos do consumidor.
Sobre os adversários Fernando Haddad, do PT, e José Serra, Russomanno disse não temer eventuais ataques. "Nem um lado nem outro tem interesse em me atacar. Até agora só atacaram um ao outro", disse.
O PSDB informou que José Serra não comenta pesquisas eleitorais. A assessoria da campanha de Fenando Haddad foi procurada, mas não respondeu à reportagem.

Programa de TV

O apresentador subiu nas pesquisas mesmo estando fora da TV. Seu quadro "Patrulha do Consumidor" está há 20 dias fora da grade do programa "Balanço Geral", da TV Record.
A propaganda eleitoral gratuita começa no dia 21 de agosto, e Russomanno deverá ter 2min8s de tempo de TV. Os maiores tempos, porém, serão dos candidatos Serra e Haddad, que deverão ter 7min35s e 7min22s na TV, respectivamente.
Em seu quadro na TV, o ex-deputado já atacou a administração do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Na edição do último dia 25, por exemplo, Russomanno apontou problemas na conservação do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu: “é um estádio do governo, e a prefeitura deveria cuidar”, disse.
Em março, o jornalista criticou o metrô --administrado pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB)-- porque o elevador que garante acesso de cadeirantes à estação Ana Rosa estava quebrado. Russomanno acionou a PM (Polícia Militar) e classificou o problema como "crime".
Imagens da disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo
Foto 109 de 113 - 19.jul.2012 - O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, visitou nesta quinta-feira a igreja de Santo Expedito, templo católico no centro da cidade. Com a candidatura apoiada por grupos evangélicos, Russomanno afirmou que pretende proteger todas as igrejas se for eleito

Serra e Russomanno lideram disputa pela Prefeitura de SP


Pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 de julho mostra o candidato do PRB, Celso Russomanno, quatro pontos abaixo do líder José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
No levantamento feito junto a 1.075 eleitores, Serra aparece com 30% das intenções de voto para prefeito. Russomanno tem 26%.
Como a margem de erro é de três pontos, Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados na liderança. Embora improvável, há até a possibilidade de Russomanno estar na frente do candidato tucano.
Bem atrás deles aparecem tecnicamente empatados Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT), ambos com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulinho da Força (PDT), com 5%.
Esta é a primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas e o início das campanhas de rua. É a primeira também sem o nome de Netinho de Paula (PC do B) nos cartões de resposta estimulada.
Netinho saiu da corrida porque seu partido decidiu apoiar Haddad. No fim do ano passado, ele chegou a ter 13% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, em 25 e 26 de junho, tinha 6%.
EVOLUÇÃO
Os levantamentos anteriores (todos com Netinho) já mostravam uma evolução constante das intenções de voto em Russomanno.
Em dezembro de 2011, ele tinha 16%. Na primeira pesquisa de 2012, oscilou para 17%. Atingiu 19% em março e 21% em 14 junho. No fim de junho, subiu para 24%.
Durante todo esse período, seu crescimento foi atribuído à forte exposição que teve na TV Record, onde apresentava o quadro "Patrulha do Consumidor", uma sessão fixa do programa "Balanço Geral SP". Sua última aparição foi no fim do mês passado.
A Record é controlada pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, denominação que exerce forte influência no PRB. Nos últimos dias, Russomanno tem buscado desvincular seu nome da igreja. Nesta semana, participou de dois eventos católicos.
O Datafolha também apurou as taxas de conhecimento e de rejeição dos candidatos. Serra lidera as duas. É conhecido por 99% dos eleitores, mas rejeitado por 37%, seu maior índice negativo desde a primeira pesquisa da série, em setembro de 2011.

Editoria de Arte/Folhapress